Como Deus Pode Ter Criado Algo a Partir Do Nada?

Se Deus e mais nada existia antes da criação do mundo, o universo veio a existir a partir do nada. Mas não é um absurdo dizer que algo veio do nada? É absurdo dizer que nada criou algo, pois nada não existe e não tem poder para fazer alguma coisa. Mas não é absurdo dizer que alguém (a saber, Deus) pode fazer algo a partir do nada. Na verdade, se o universo teve um início (como demonstrado aqui), então o universo nem sempre e então ele passou a existir – após Deus tê-lo criado. Isto é o significado da criação “a partir do nada”. Não quer dizer que Deus pegou “um punhado de nada” e fez algo existir a partir disso, como se “nada” fosse algo do qual Ele fez o mundo. Havia Deus e mais nada. Então Deus trouxe algo à exist6encia que, até aquele momento, não existia.
Ou, para colocar de maneira diferente, a criação “a partir do nada” simplesmente quer dizer que Deus não criou a partir de algo que já existia juntamente consigo, como em certas formas de dualismo em que há duas substâncias eternas de entidades. Isto é, na verdade, criação ex materia, ou seja, a partir de matéria preexistente fora de Deus. O filósofo grego Platão definiu esta visão.
Nem Deus criou o mundo a partir de si (a saber, ex Deo). Quer dizer, Deus não pegou parte de si mesmo e fez o mundo a partir disso. Na verdade, o Deus cristão ortodoxo não possui partes. Ele é um todo que é absolutamente um. Consequentemente, Deus não poderia ter pegado parte de si e feito o mundo. Deus é infinito e o mundo é finito. E nenhuma quantidade de partes finitas pode fazer um infinito, uma vez que não importa quantas partes ou pedaços alguém tenha, sempre poderia haver mais partes. Mas não pode haver mais de um infinito. Desta forma, Deus não poderia ter criado o mundo de parte de si mesmo (a saber, ex materia)
O mundo veio de Deus, mas não é de Deus. Ele foi sua causa, mas não sua substância. O mundo veio a existir por Ele, mas não é feito dEle. Todavia, se o mundo não foi criado a partir de Deus (ex Deo) ou a partir de algo mais (ex materia) que existisse juntamente com Deus, ele deve ter sido criado a partir do nada (ex nibilo). Não há outra alternativa. Deus fez algo que, antes de ser feito, não existia, quer nele ou em outro lugar.
O único lugar que o mundo “existiu” antes de Deus tê-lo criado era na ideia na mente de DeUS. Somente um pintor tem uma ideia de seu quadro em sua mente antes de pintá-lo, portanto Deus teve uma ideia de mundo antes de criá-lo. Neste sentido, o mundo preexistiu na mente de Deus como uma ideia que Ele trouxe à existência.
Jornal pbc News .
Fontes: Who made God – Norman Geisler pg 25 to 26.
Comentários
Postar um comentário