VEJA 8 ALIMENTOS COMUNS QUE PODEM TE MATAR
1) Cereja

Sabe aquela cereja em cima do bolo? Tenha cuidado com ela!
Claro: se você comer uma ou duas cerejas, não haverá problema. No entanto, a pequena fruta, quando consumida em grande quantidade e ainda com a semente, pode matar um ser humano em minutos.
Na semente da cereja, há o composto químico cianeto, que, em grande porção, pode ser letal. E se você acha que o cianeto nunca matou ninguém, repense, pois um de seus primeiros usos foram dos nazistas, nos campos de concentração.
2) Noz-moscada

Além de ter um grande poder alucinógeno, a noz-moscada pode te causar convulsões. O motivo disso é o componente miristicina, presente na especiaria e que tem funcionamento semelhante ao ácido lisérgico.
A quantidade de noz-moscada utilizada como padrão não é perigosa, mas pessoas já se envenenaram com a especiaria, após tentativas de uso como uma droga psicoativa.
3) Amêndoas

Amêndoas têm o ácido cianídrico, baseado no mesmo composto nas sementes das cerejas. Apenas 7 ou 8 unidades já podem causar problemas fisiológicos em um adulto ou matarem uma criança.
4) Atum

O atum contém uma concentração significativa de mercúrio que é comumente processada em nossos rins sem problemas. No entanto, caso o nosso corpo não consiga processá-lo da forma ideal, o composto químico pode danificar o desenvolvimento normal das funções cerebrais, além de causar tonturas, desmaios e falta de coordenação.
5) Mandioca

As raízes da mandioca contêm altas concentrações de linamarina, um carboidrato que se decompõe dentro do corpo e se transforma em cianeto de hidrogênio. Mas calma: basta cozinhá-la bem para estar livre da toxina.
6) Castanha de caju

As castanhas de caju têm urushiol, um óleo vegetal que, caso entre em contato com a pele, pode causar dermatite e, e se ingerido, pode resultar em uma reação alérgica severa. As unidades comercializadas são tratadas e o urushiol é totalmente removido delas. De qualquer forma, é sempre bom saber – e não exagerar.
7) Mel

O mel não-pasteurizado contém andromedotoxina, uma toxina que, em doses elevadas, pode ser fatal em pessoas com problemas cardiovasculares ou respiratórios. Porém, na maioria dos casos, os sintomas somem em algumas horas.
8) Churrasco

Ok, não é exatamente o churrasco que pode te matar – apesar de que, se consumido sem moderação ao longo de vários anos, pode causar problemas cardiovasculares e relacionados à diabete, entre outros. Neste caso, é a fumaça que sai do processo de preparo da carne.
A fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias com alto potencial cancerígeno. Tenha cuidado ao fazer churrasco.
Jornal pbc News
Este texto foi originalmente escrito por Renan Ralts para o canal Acredite ou Não, no YouTube. Edição textual e adaptação por Igor Miranda.
Comentários
Postar um comentário